O Simulado Preparatório é destinado a preparar os oficiais para a Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário, tendo participação aberta aos aspirantes/analistas+ com CFO concluído. É de grande importância que façam a leitura deste tópico para maior adaptação à metodologia da avaliação. Atualmente existem dois conteúdos voltados inteiramente à Avaliação de Qualificação do Oficialato Intermediário, para que assim consigam conquistar o tão esperado Certificado de Qualificação de Oficiais Intermediários. ↬ Para acessar o conteúdo " Descomplicando a AQOI", clique aqui.↬ Para acessar o conteúdo " Intensivão AQOI", clique aqui.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA AVALIAÇÃO |
Durante toda a sua carreira, você aprende sobre os princípios básicos de todos os documentos Oficiais. O estudo desses documentos devem ser diários, para que possa estar em mente sobre o que fazer sobre cada situação no cotidiano. Na avaliação no AQOI é importante atentar-se a cada questão e quantas perguntas estão em uma única questão. Importante frisar a necessidade de que cada pergunta precisa ser respondida objetivamente. Se uma questão possui 5 perguntas diferentes, faz-se necessário a resposta de forma clara e objetiva as perguntas de uma única questão. A inteligência parte do princípio de identificar a problemática da questão e sanar, ao ponto de responder à questão citando exemplos e todas as suas normativas.
Como é de praxe, o tempo durante a Avaliação é um ponto que deve ter bastante atenção. Cada questão possui um tempo para ser respondida. Importante ressaltar que o tempo começará a contar a partir de 10 segundos do envio do enunciado para a leitura. Nessa realidade, as questões possuem um tempo pré-estabelecido pela Procuradoria Geral, que ficam entre 2 a 4 minutos, sendo essa minutagem informada no enunciado. Vale ressaltar que em um mesmo enunciado pode haver mais de uma pergunta, e devem ser respondidos de forma objetiva dentro do tempo estipulado. É determinante que todas as perguntas do enunciado sejam respondidas dentro do prazo.
Para fazer uma boa avaliação, é necessário estar a par do conteúdo programático publicado pela Procuradoria Militar de Justiça em seu edital. Sendo assim, o estudo dos documentos precisam estar atualizados e atentar-se aos Capítulos e Seção que irão cair em cada tipo de documento, seja Código de Conduta Militar ou Código Penal Militar. Já no Código de Comando do Batalhão e Plano de Controle Emergencial deve ser estudado por completo. O estudo por si só não é o suficiente para ter uma boa avaliação, faz-se necessário a prática ao resolver as resoluções de caso para poder estar habituado às questões e as normativas que a AQOI cobra. Alguns pontos são cruciais para fazer uma boa Avaliação:
↬ Ler o edital da sua edição; ↬ Estudar o conteúdo; ↬ Ler questões de edições passadas; ↬ ATENÇÃO ao responder questões. |
Tópico feito por delapusya, ,Sllash06 e Mystogan:. Modificado por RealestWanted e Amy.Love.Girl Todos os direitos reservados. |
|
|
Atentamente,
Comandante-Geral raphaelle11. l [R11]